Representantes de trabalhadores das indústrias alimentícias de todo o Paraná estiveram em Rolândia para participar da primeira edição do Encontro Paranaense de Saúde dos Trabalhadores na Agroindústria, nesta quinta-feira (1). O evento foi uma parceria entre o Stiaar e o FTIAPR e promoveu palestras e um grande debate entre os presentes.
Para dar início ao encontro, o presidente do Stiaar, Anderson Zanelato, apresentou os integrantes da mesa e falou sobre a importância do evento para a região de Rolândia e Arapongas e para os trabalhadores do setor. A primeira palestra foi ministrada pelo médico do trabalho, Roberto Ruiz, que fez uma avaliação ambiental nas ações coletivas e apresentou um lado concreto de insalubridade de uma negociação entre o Stiaar e uma agroindústria. O médico também falou dos benefícios da NR36 para os trabalhadores do setor.
Em seguida, o procurador do MPT, Heiler Ivens de Souza Natali, falou sobre as diversas dificuldades sofridas pelos trabalhadores de frigoríficos, e sobre o que presencia nas suas visitas às indústrias. Ele mostrou dezenas de vídeos curtos sobre situações de risco que os trabalhadores enfrentam diariamente, e apontou soluções para os casos. Ressaltou a importância dos trabalhadores na indústria e a necessidade de mais respeito e reconhecimento pelas milhares de pessoas que trabalham no setor.